top of page
Buscar

Conheça as Associadas ABRA


MONIQUE RAFAELLA ROCHA FURTADO

32 Anos – Trabalha com Direito Administrativo

Natural de Natal/RN

Como foi a vida até o início da sua carreira? O que te inspirou a seguir essa carreira?

Já comecei advogando. Passei na OAB no 8º semestre e terminei a graduação em 9 semestres. Tive grandes exemplos ao longo da graduação. Nenhuma mulher, infelizmente. Nunca tive dúvida que queria mesmo advogar.

Onde já trabalhou? O que te marcou na sua carreira? Há algo com que gostaria de trabalhar e ainda não o tenha feito?

Fiz estágios em vários escritórios de advocacia. Depois como advogada entrei como voluntária na Defensoria Pública até conseguir uma colocação no mercado. Comecei como Associada em uma banca de Médio Porte, até galgar a posição de Sócia.Criei uma Coordenação de Direito Administrativo, onde pude descobrir o meu potencial e principalmente que podia seguir minha carreira com minhas próprias pernas.

Quais dificuldades você já passou na carreira e quais você diria que existiram pelo fato de ser mulher?

Já tive problemas em audiências e em despachos com autoridades. Não só por ser mulher, mas também por ser jovem. Muitas vezes é preciso se impor com assertividade, e nessas ocasiões, somos vistas como rudes, quando na verdade, estamos apenas marcando nosso posicionamento.

Como você conheceu a ABRA? Qual motivo te levou a se associar?

Por meio da Presidente Meire. Pela forte identificação com a pauta. É preciso ocupar espaços.

O que você considera que precisa acontecer para as mulheres terem mais espaço em áreas de poder e na sociedade como um todo?

O primeiro passo é a consciência. Muitas estão habituadas a ocuparem papéis de menor importância, de não terem voz, e sofrer preconceito. Muitas inclusive reproduzem o machismo sem se perceber. Quando a mulher se percebe, conhece sua força, ai abre espaço pro empoderamento.

#Perfil