top of page

Casa Frida - cultura e acolhimento em São Sebastião


A “Casa Frida” foi criada em São Sebastião - DF para ser um ponto de cultura e também um espaço de acolhimento a mulheres. Com nome inspirado em Frida Khalo, a fundadora criou um acróstico de significados para o nome da casa: Feminismo, Revolução, Igualdade, Diversidade e Amor – FRIDA. Com valores baseados no senso do coletivo e ressignificando a representação do fazer cultural sócio-afetivo as envolvidas no projeto pregam o “transformar a dor em arte, espalhar amor por toda parte”.

Um grupo de mulheres que se reuniam inicialmente na pista de skate da cidade, perante a diminuta atividade cultural da região, no desejo de existir, resistir e realizar juntas, resolveram contribuir para a mudança dessa realidade. Baseando-se na experiência de Hellen Frida (fundadora) com a gestão de um outro projeto cultural (CUCA), decidiram alugar uma casa e nela criar a sede da Casa Frida, em junho de 2014.

Comemorando 4 anos de existência e atividade em junho de 2018, o espaço de convivência e cocriação (além de ponto de cultura e acolhimento) hoje é espaço de referência no fortalecimento de mulheres a partir da cultura feminista. Na Casa Frida são realizados inúmeros projetos contemplando o aprender, o saber, o fazer, o instrumentalizar para viabilizar e o compartilhar. Seja nas vivências afetivas, terapêuticas e de auto-cuidado, ou nas oficinas de linguagens artísticas, práticas em cidadania e direito da mulher, a casa vem transformando realidades, pensando globalmente e agindo localmente.

A agenda fixa tem algumas atividades previstas: dança Cigana, Teatro Negro, Rodas de Cuidado e Autocuidado, Terapias Integrativas, atendimento e acolhimento com assistente social. Há também um Sarau mensal, e atividades marcadas aos finais de semana como rodas de conversa e oficinas. A casa funciona prioritariamente com doações e atividades voluntárias. Saiba mais no facebook do projeto: www.facebook.com/casafridadf

bottom of page