Buscar

Conheça a Associada - Ana Carla Teixiera


ANA CARLA RODRIGUES TEIXEIRA

28 anos

Natural de Vazante/MG

Onde você estudou?

CENTRO UNIVERSITÁRIO ATENAS

Você tem pós graduação?

SIM

Qual a sua Área de atuação no Direito?

TRABALHISTA E ADMINISTRATIVO

Como foi a vida até o início da sua carreira? O que te inspirou a seguir essa carreira?

Sonhava em cursar Relações Internacionais, mas diante da impossibilidade naquele momento, acabei cursando Direito com a finalidade de aprimorar os estudos para concursos públicos. Durante o curso trabalhei como Atendente em papelaria, Vendedora em lojas, Assistente Administrativo, realizei estágio na Secretaria de Relação do Trabalho no Ministério do Trabalho e como Gestora de Departamento de Pessoal. Me formei no final do ano de 2012 e no início de 2013 me mudei para Brasília, onde comecei estagiar num escritório de advocacia, a estudar para concursos e para a prova da Ordem. Em meados de abril passei por mais um estágio em outro escritório, onde permaneci por quase um ano, quando também logrei êxito no exame de ordem. Tive a oportunidade de trabalhar como Assistente Administrativo em um escritório de Finanças Pessoais. Em 2015 iniciei os trabalhos como Advogada em um escritório e, concomitantemente prestava serviços jurídicos a um Consórcio Público. No início de 2017 fui convidada a ser Secretária Geral da Comissão da Advocacia nos Órgãos de Controle da OAB/DF e Diretora de Promoção da Jovem Advogada da Associação Brasileira de Advogadas - ABRA e ingressei na Confederação Nacional de Municípios onde atualmente atuo com demandas Trabalhistas, Cíveis e Administrativo. O que antes era algo voltado apenas para concurso público se transformou em um leque de oportunidades, não só para ter uma carreira, mas também para contribuir para a melhoria da sociedade, seja advogando para um indivíduo, seja para a coletividade, resgatando o direito daquelas pessoas que o perderam ou daquelas que se encontram na iminência de perdê-lo. Isso que fez me apaixonar pela minha profissão e ter a certeza de que não estava no caminho errado.

Onde já trabalhou?

• Estagiária da L & A Machado Advogados; • Estagiária Câmara Advogados; • Assistente da Libratta Finanças Pessoais • Advogada da AR Associados; • Assessora Jurídica do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás; • Advogada da Confederação Nacional de Municípios

Tem algum caso (episódio, evento, trabalho) que você atuou e queira destacar?

Não

Há algo com que gostaria de trabalhar e ainda não o tenha feito?

Causas humanitárias

Quais dificuldades você já passou na carreira e quais você diria que existiram pelo fato de ser mulher?

Há diversas dificuldades para nós mulheres no mundo jurídico que ainda é muito conservador. Primeiro que em virtude de questões culturais herdadas já possuímos, inconscientemente, preconceito em relação a nós mesmas, acreditando que não temos capacidade de competir com um homem, por exemplo. Com isso, nos cobramos muito para que tudo saía perfeitamente bem, sem admitirmos a possibilidade de erros, tentando minimizar esse pensamento. Segundo que o mercado e a sociedade impõem que os melhores são Advogados, tanto é que a maioria dos escritórios levam nomes de homens, mesmo tendo na sociedade mulheres brilhantes. Terceiro é que os homens que ainda são maioria nos cargos do alto escalão, mesmo sabendo da nossa capacidade, ainda não se acostumaram a nos ver como profissionais capazes de atuar em qualquer área, fazendo com que sejamos apenas peças decorativas.

O que você considera que precisa acontecer para as mulheres terem mais espaço em áreas de poder e na sociedade como um todo?

Precisa ocorrer a desconstrução cultural

Link do currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0357169391736778

Sobre a ABRA

Como você conheceu a ABRA? Qual motivo te levou a se associar?

Participei da construção da ABRA e o que me motivou associar foi a crença de que é possível mostrar a força da mulher para toda sociedade

Quais áreas gostaria de atuar na ABRA?

Com a Jovem Advocacia e com as pessoas portadoras de necessidades especiais

#Perfil

Envie uma mensagem

  • ABRA - Facebook
  • ABRA Instagram
  • ABRA Twitter
  • Youtube ABRA

Telefone: 61 9 9250-5315

E-mail: contato@abra.adv.br

 

Brasília - DF

 

 

Site criado em 2018 pela Navegar Consultoria | Atualizado em 2018 pela ABRA