top of page

Brasil 50-50 - uma iniciativa da ONU Mulheres para promover a participação das mulheres na política


No contexto das eleições 2018, surgiu a iniciativa Brasil 50-50, visando a participação de mais mulheres na política e a adoção de mais e melhores políticas para as mulheres. A iniciativa visa a fortalecer o debate sobre mulheres, igualdade de oportunidades e cidadania; a incentivar o compromisso de candidatas e candidatos com a igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e a não-discriminação; e a incentivar o eleitorado a eleger mais mulheres e homens comprometidos com uma agenda de direitos e equidade.

O voto das brasileiras será decisivo nestas próximas eleições. Representando 52,5% do eleitorado brasileiro segundo o Tribunal Superior Eleitoral, ao menos metade das eleitoras permanece indecisa a menos de um mês do primeiro turno. Partidos, candidatas e candidatos enfrentam dois grandes desafios, como, aumentar a proporção de mulheres nos cargos eletivos e reforçar ações que dialoguem com as necessidades e o cotidiano das mulheres.

O projeto Brasil 50-50 apoia e/ou divulga levantamentos de diferentes atores nacionais que monitoram o cumprimento da legislação eleitoral sobre cotas para candidaturas e o uso do fundo eleitoral. Além de replicar em nível nacional a iniciativa global de ONU Mulheres “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, que coloca a igualdade de gênero no centro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Alinhado ao Marco Normativo para Consolidar a Democracia Paritária do Parlamento Latino Americano (Parlatino), o Brasil 50-50 conecta candidatas e candidatos a propostas que, se adotadas, transformarão positivamente a vida das mulheres e representarão passos concretos para cumprimento dos principais compromissos internacionais assinados pelo Brasil.

bottom of page