top of page

Svetlana Aleksievitch - Nobel de Literatura em 2015


Svetlana Aleksievitch nasceu na Ucrânia em maio de 1948. Seus pais eram professores em Belarus, onde ela cresceu. Estudou jornalismo na Universidade de Minsk e trabalhou como jornalista, professora e editora. Em Minsk ela trabalhou para o jornal Sel’skaja Gazeta, e sua visão crítica sobre o regime político em Belarus e na União Soviética a forçou a viver periodicamente fora do país. Nesses períodos ela viveu em países como a Itália, França, Alemanha e Suécia.

Seu trabalho, durante e depois da União Soviética foi observar a experiência das pessoas, olhando-as como indivíduos. Em seus livros, ela usa entrevistas para criar uma construção de diferentes vozes. Para ela “a escrita polifônica é um monumento sobre sofrimento e coragem nos tempos atuais”. Com o seu livro “Documentary Novels” (Documentário de romances, em tradução livre) Svetlana, que é jornalista, se move até o limiar entre reportar fatos e construir um trabalho ficcional.

Seu prêmio Nobel de Literatura, em 2015, veio fruto do maior de seus trabalhos: sua coletânea “Voices of Utopia” (Vozes da Utopia, em tradução livre) que consiste em 5 partes. Essa coletânea, em especial, foi dedicada a criticar os regimes políticos na União Soviética e em Belarus.

Fonte: https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/2015/alexievich-facts.html

bottom of page