Buscar

Misa Matsushima - A primeira mulher piloto de caça no Japão


A primeiro-tenente Misa Matsushima, de 26 anos, se tornou a primeira mulher piloto de aviões de combate do Japão, função que há apenas três anos era exclusivamente reservada aos homens. Ao receber seu certificado (dia 22 de agosto de 2018), a militar pioneira disse que espera que mais mulheres sigam seus passos.

Misa juntou-se à Força Aérea de Autodefesa após se formar na Academia Nacional de Defesa, em 2014, e dois anos depois de obter uma licença de piloto, começou a preparação para conduzir aviões de combate. Atualmente foi destacada para a base aérea de Nyutabaru, informou à Agencia Efe um porta-voz da Força Aérea de Autodefesa do Japão.

A Força Aérea de Autodefesa do Japão suspendeu o veto para presença de mulheres em todas as áreas em 1993, exceto na condução dos aviões de combate e reconhecimento, que foi aberta para mulheres em 2015.

A presença de mulheres no exército japonês continua sendo baixa (apenas 6% do pessoal militar – 14 mil soldados – são mulheres) o que o faz estar atrás de potências como os Estados Unidos e outros países industrializados, onde a média é entre 10 e 15%, segundo dados do Ministério da Defesa do Japão.

O governo está se propondo a dobrar a presença da mulher entre suas tropas nos próximos anos. Também busca promover a incorporação de mulheres em diferentes áreas de trabalho para enfrentar a falta de profissionais gerada pelo rápido envelhecimento da população e a baixa taxa natalidade.

Fonte: https://www.aereo.jor.br/2018/08/27/a-primeira-mulher-piloto-de-caca-no-japao/

#Notícias

Envie uma mensagem

  • ABRA - Facebook
  • ABRA Instagram
  • ABRA Twitter
  • Youtube ABRA

Telefone: 61 9 9250-5315

E-mail: contato@abra.adv.br

 

Brasília - DF

 

 

Site criado em 2018 pela Navegar Consultoria | Atualizado em 2018 pela ABRA