
Previsto pelo art.8º do Estatuto da ABRA, o Observatório da ABRA - OS ABRA tem como objetivos principais:
-
Promover, monitorar e avaliar a participação política das mulheres no Brasil, assim como a participação política das advogadas na OAB;
-
Promover, monitorar e avaliar processos de difusão do conceito de igualdade de gênero, assim como promover a educação sem preconceitos e discriminação atuando no combate à violência contra meninas e mulheres.
-
Acompanhar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário sobre os temas igualdade de gênero e os direitos das mulheres.
-
Promover estudos, pesquisas e desenvolver, publicar ou distribuir material técnico sobre os assuntos pertinentes aos seus objetivos e finalidades e relativos a atividades governamentais e empresariais de interesse da comunidade.
Para cumprir a esses objetivos, o Observatório da ABRA pretende trabalhar conjuntamente com entes integrantes da administração pública e instituições privadas, e pode dimensionar sua estrutura conforme o volume de atividades a ser administrado, podendo variar em função do número de Observatórios e de seus programas e projetos.
Atualmente, estão instituídos 8 Observatórios para atuação imediata da ABRA, são eles:
I. Observatório das Eleições 2018;
II. Observatório das Eleições da OAB;
III. Observatório da Previdência Social;
IV. Observatório da Igualdade Racial;
V. Observatório da Igualdade de Gênero;
VI. Observatório da Proteção do Direito das Meninas e Mulheres;
VII. Observatório da Mulher na OAB e na Justiça.
VIII. Observatório ABRA das Pessoas com Deficiência - PDC